5 dicas de como gerenciar sua equipe de suporte de TI

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Grande parte das empresas parece já ter percebido a importância de reconhecer o valor da equipe de suporte e o quanto isso interfere positivamente no sucesso dos negócios. Atentar para esse detalhe pode representar um grande diferencial competitivo, com uma gestão inteligente voltada para os resultados e pessoas.

Porém, é necessário levar em conta as particularidades de cada empresa, bem como o perfil de todos os colaboradores. Isso torna mais fácil adotar as ações mais apropriadas, permitindo uma administração com resultados excelentes.

Neste post, falaremos sobre cinco dicas para melhorar o gerenciamento de uma equipe de TI e assegurar melhor desempenho e engajamento no trabalho. Confira!

1. Utilize ferramentas de gestão de equipes

Se você pretende ver os índices de produtividade da sua equipe de TI alcançando níveis mais elevados, dê a ela a infraestrutura e as ferramentas adequadas. As condições de trabalho fazem toda a diferença nesse quesito, principalmente no setor de suporte técnico.

Adote inovações tecnológicas, como as soluções de gerenciamento que, além de proporcionarem uma considerável melhora no desempenho geral, funcionam como um gesto de valorização do capital humano. Com eles, a sua empresa se torna capaz de destinar aos colaboradores as tarefas realmente importantes, explorando as melhores potencialidades das equipes. Enquanto isso, os softwares cuidam das tarefas triviais.

2. Ofereça treinamento aos colaboradores

Os treinamentos são aliados preciosos e funcionam como ferramentas para transmitir conhecimento e aproximar as equipes de trabalho de seus gestores. Os profissionais de TI também os consideram relevantes e dotados de diferencial para reter talentos dentro das organizações.

No entanto, é fundamental planejar de forma consistente, levando em conta a análise do perfil de cada colaborador identificando suas fraquezas, potencialidades e limitações.

Dessa forma, se torna mais produtivo trabalhar nas qualidades específicas de cada indivíduo e construir times mais competentes. Considere a adoção de cursos online e jogos que deixem o treinamento mais motivador.

3. Forneça feedbacks periódicos

Essa ferramenta é excelente para gerir pessoas e pode ajudar e muito a evitar conflitos, falhas, retrabalhos e outros problemas operacionais e de comunicação. Quando os diálogos são bem estruturados e claros, eles auxiliam na correção de posturas equivocadas, comportamentos inadequados e rendimentos abaixo do que é esperado.

Seja por parte do gestor da equipe ou do proprietário da empresa, o ideal é manter feedbacks constantes, de preferência em conversas individuais. Assim, o retorno do que foi ponderado tem grandes chances de ser muito mais proveitoso, já que essa é uma oportunidade única de alinhar as expectativas de todos os envolvidos.

4. Crie vínculos e use empatia

Hoje, as organizações já estão se habituando com novas formas de interação entre colaboradores e líderes, a ideia é fazer gestão de equipes com mais dinamismo e produtividade. Nesse sentido, a criação de vínculos mais amigáveis e empáticos tem se mostrado muito efetivo para garantir mais sucesso e lucratividade para as empresas.

É sempre bom lembrar que empresas são compostas por pessoas e cada um tem sua vida particular com conflitos que podem vir a interferir no desempenho profissional. Isso deve ser levado em conta e ponderado no dia a dia da gestão. Além disso, opiniões diversas também devem ser respeitadas e acolhidas.     

5. Valorize a equipe de suporte

Outro ponto relevante perfeitamente alinhado à questão da empatia é o reconhecimento das pessoas pelo bom trabalho prestado. Lembre-se disso e manifeste o seu contentamento com a performance dos colaboradores do suporte técnico, sempre que tiver uma oportunidade.

Validar o seu apreço publicamente ou de forma reservada demonstra a sua atenção ao bom trabalho do time. Preocupe-se apenas em ter coerência para não passar a impressão de estar privilegiando uns em detrimento de outros. Afinal, é papel do gestor manter a equipe de suporte de TI coesa e focada em atingir as metas determinadas.

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