5 dicas de redução de custos que você precisa colocar em prática

3 minutos para ler

Mesmo em épocas de boas condições econômicas, empresas inteligentes estão sempre buscando oportunidades para redução de custos. Algumas práticas simples podem ter grande impacto positivo no fluxo de caixa e nos resultados do negócio. E os melhores gestores aprendem a identificar oportunidades para cortar despesas e aumentar o lucro.

A redução de custos é tão importante para um negócio quanto o aumento de receita. Confira, agora, algumas das estratégias mais eficazes. Boa leitura!

1. Faça acordos com fornecedores

Negócios de todos os tamanhos podem se beneficiar de boas estratégias de compras. Quase toda empresa adquire bens e serviços de outras empresas. Uma dica nesse sentido é a consolidação de uma parceria. Muitas vezes, um negócio usa vários fornecedores para adquirir produtos similares. Isto tem o benefício de reduzir o risco de se confiar em uma única parceria, mas essa atitude quase sempre sai mais caro.

Reduzir o número de fornecedores significa mais dinheiro para cada um deles, o que aumenta o poder de barganha do seu negócio para negociar preços melhores.

2. Invista em um software de gestão

Programas de gestão de tarefas na nuvem (como Asana, Trello etc.) e softwares de administração do tipo ERP (Enterprise Resource Planning) são hoje as melhores ferramentas para a administração. Eles ajudam a consolidar informações precisas e atualizadas no mesmo lugar, podem produzir relatórios automáticos, e contribuem para que os diferentes departamentos do negócio conversem entre si.

Tudo isso contribui para o aumento da produtividade e a identificação de oportunidades para a redução de custos. Ao visualizar com clareza o negócio inteiro da aquisição de matéria-prima à venda ao consumidor final, fica mais fácil enxergar os gargalos e os obstáculos que estão saindo caro.

3. Envolva toda a equipe

A redução de custos deve ser uma responsabilidade de todos. Além de dar o exemplo, como gestor você pode motivar a equipe a colaborar para a saúde financeira da empresa. Funcionários que identifiquem oportunidades de economia devem ser valorizados e, se possível, premiados.

4. Tenha uma gestão de documentos

Gerenciar a documentação não é a tarefa mais emocionante das empresas, mas é necessária. Apenas uma boa administração da informação que circula na empresa pode fornecer informações precisas sobre o estado real das despesas. Ordens de compra, balancetes, demonstrativos, declarações tributárias e todo o resto devem estar organizados em uma base de dados, e suas informações precisam estar acessíveis e visualizáveis de forma muito clara.

5. Otimize os serviços de impressão

Mesmo com a crescente digitalização nos últimos anos, um grande custo recorrente das empresas ainda está na impressão. Isso significa uma oportunidade de redução de custos com conta de luz, toner, papel, maquinário e o próprio tempo da equipe. O aluguel de impressoras tem se mostrado uma excelente opção, já que significa que a empresa não compromete capital com a compra do equipamento. Além disso, ela tem acesso à assistência técnica, entrega de suprimentos e peças, software de controle de impressão, entre outros, tudo no mesmo pacote de serviços.

A redução de custos é um desafio recorrente nos negócios. Felizmente, com as dicas deste artigo, seu negócio pode começar agora a melhorar os resultados financeiros.

Este artigo foi útil para você? Então certamente você vai gostar de saber mais sobre como economizar com impressões!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-