Confira 4 erros de impressão cometidos pelas empresas!

4 minutos para ler

Os erros de impressão acontecem com muita frequência e quase sempre em momentos de pressão. Nessas horas, é comum não conseguirmos resolver o problema com a rapidez necessária, e o motivo geralmente está relacionado à pressa e à dificuldade para entender, de imediato, o que está acontecendo.

Para ajudar você a se relacionar mais pacificamente com essa ferramenta tão usada pelas empresas no dia a dia, selecionamos os 4 erros mais comuns na hora de imprimir e como é possível resolvê-los ou preveni-los de forma mais tranquila. Vamos conferir?

1. Filas de impressão

O que é uma fila de impressão? Nada mais é do que uma série de arquivos esperando para serem impressos. Isso ocorre, por exemplo, quando o usuário aciona o comando para imprimir por diversas vezes seguidas, então, a máquina simplesmente para de funcionar. A boa notícia é que esse inconveniente pode ser evitado.

A primeira providência é checar se há papel disponível na impressora, depois, verifique se a configuração está de correta e de acordo com o tamanho do papel, ou seja, confira se a diagramação condiz com as dimensões da folha. Por exemplo: se o trabalho deve ser impresso em A4 e você está tentando usar uma folha em A5, o equipamento tende a travar.

Finalmente, o problema pode estar relacionado ao tamanho do arquivo. Sendo assim, você deve dar o comando Ctrl+Alt+Del, em seguida, clique em “Gerenciador de Tarefas”, selecione a aba “Serviços”. Depois, clique com o botão direito do mouse sobre “Spooler de Impressão” e, na sequência, em “Interromper Serviço”.

Contudo, essas etapas não são válidas para conexões em rede, uma vez que elas estão submetidas a um administrador. Assim, alguém responsável ou habilitado pode solucionar o impasse.

2. Papel trancado

Esse é um erro clássico que acontece no exato instante em que o usuário envia o arquivo para ser impresso. Nesse momento, a máquina “engasga” e mantém a folha presa, além disso, o papel pode se soltar e sair amarrotado. Quando isso ocorrer, desligue a impressora e, lentamente, vá puxando o papel na direção da saída. Depois reposicione novas folhas e religue a máquina, retomando o processo, que deve transcorrer normalmente.

Evite esse transtorno organizando os papéis na bandeja de forma que as folhas se descolem umas das outras e permaneçam soltas. Isso facilita a captura de uma por uma e, assim, elas não atolam mais. Por isso, é sempre bom ficar atento para não exceder a capacidade de armazenamento de papel na bandeja. Uma boa opção para a impressora não puxar mais de uma folha e engasgar, é o uso de estufa para tirar a humidade do papel.

3. Toner no final

É muito importante usar o toner até o final, para evitar desperdícios e colaborar com o meio ambiente, mas fique ligado nessa dica: Começar um trabalho de impressão sem verificar a quantidade de toner é algo bastante corriqueiro, porém, é um erro que precisa ser evitado, se você não quiser perder tempo. Então, não deixe de checar se o toner disponível é suficiente para imprimir o seu trabalho e garanta, inclusive, uma impressão de alta qualidade.

4. Manchas pretas na impressão

Quando se passa muito tempo sem usar o equipamento, o toner tende a afetar a qualidade da impressão. Isso pode tanto interferir na intensidade da cor, quanto provocar grandes manchas disformes na imagem ou no texto. Portanto, procure sempre fazer essa manutenção para evitar contratempos.

Outra medida útil é verificar se o cartucho está devidamente encaixado, se estiver mal posicionado, isso também influencia no processo. Descubra qual dos componentes precisa de ajustes e utilize a impressora no modo reserva. Dessa maneira, apenas um cartucho será usado, o que facilita a identificação de qual deles apresenta o problema.

Outra recomendação é passar longe de produtos pirateados, que frequentemente são de má qualidade e podem danificar o seu equipamento, além do rendimento ser inferior ao original. Lembre-se, ainda, de atentar para os cuidados necessários que previnem erros de impressão e evitam que a sua empresa gere custos desnecessários durante a rotina de trabalho.

Viu como é simples evitar os erros de impressão mais comuns? Basta tomar algumas precauções e fazer a manutenção constante do seu equipamento. Para ficar por dentro de mais conteúdos como este, siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no Twitter!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-