Fique por dentro das principais vantagens da locação de impressoras

3 minutos para ler

A locação de impressoras tem sido uma alternativa interessante para empresas que querem reduzir custos e aumentar a qualidade do serviço.

A compra de uma impressora pode pesar bastante no orçamento. E esse investimento inicial não inclui despesas operacionais, como a compra de tinta ou papel, bem como manutenção e consertos. Tais fatores contribuem para a aposta na locação, que em geral inclui serviços e produtos além do próprio equipamento.

Neste artigo você vai conhecer em detalhes as principais vantagens para seu negócio em alugar impressoras.

Assistência técnica e manutenção

Ao comprar uma impressora, seu negócio está adquirindo apenas o produto, não um serviço. No máximo poderá contar com a assistência técnica do fabricante, que provavelmente lida com dezenas de milhares de clientes em todo o Brasil e não terá a agilidade de resposta que sua empresa precisa. Ao optar pela locação da impressora, você faz uma escolha pelo modelo de hardware como serviço (HaaS, na sigla em inglês). Afinal, o que interessa não é o equipamento em si, e o que ele pode fazer pelo seu negócio.

Gestão de suprimentos de cartuchos

Cartuchos de tinta/ toner são caros e nem sempre estão em estoque na loja de suprimentos de escritório mais próxima. E o estoque de tinta das impressoras pode acabar nos momentos mais inesperados. A locação de impressoras inclui a gestão dos cartuchos, de modo que seu escritório não ficará sem poder imprimir aquele documento urgente.

Corte do investimento em ativos imobilizados

Os benefícios da locação no fluxo de caixa fornecem um argumento muito forte contra a compra. Se você comprar equipamento, o capital investido fica preso a um ativo que sofre depreciação. A locação permite poupar agora recursos que podem ser melhor empregados com outras oportunidades. Além disso, também há benefícios tributários.

Substituição imediata da impressora

O modelo de hardware como serviço tem por objetivo oferecer o que sua empresa precisa. Em caso de alguma emergência, seu fornecedor se compromete a substituir imediatamente uma impressora com defeito. Desta forma, a locação é um investimento que oferece maior segurança operacional, e reduz riscos de seu negócio perder prazos de entrega de trabalhos.

Gestão de volume de impressão

Um bom serviço de outsourcing de impressão ajuda sua empresa a identificar novas oportunidades de redução de custos. A gestão de volume de impressão acompanha métricas para que você possa identificar quais setores ou departamentos imprimem mais, qual a proporção entre cópias/ impressões em preto-e-branco e coloridas, em quais setores se imprime mais, e assim por diante. Isso permite à administração tomar melhores decisões sobre alocação de recursos, inclusive futuras necessidades em locação de equipamentos.

Comprar impressoras é a opção tradicional, mas administradores afiados têm percebido como isso sai mais caro. O capital fica comprometido, o equipamento não vem com o serviço de manutenção adequado, e o risco em caso de mau funcionamento é grande. A locação de impressoras é a melhor alternativa para evitar esses problemas.

Achou este texto interessante? Então agora confira 5 dicas para controlar os custos com impressões na sua empresa.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-