Qual a importância de reduzir o desperdício com papel nas empresas?

3 minutos para ler

Muito mais do que garantir custos mais baixos para uma empresa, reduzir desperdício com papel é uma questão de responsabilidade com o meio ambiente. Por isso, adotar políticas e processos que dispensem o uso de impressos nas organizações é algo que precisa ser feito urgentemente.

A tecnologia existente permite arquivar documentos com muito mais eficiência e segurança, sem a necessidade do uso de papel. Até mesmo contratos já podem ser assinados e geridos nos meios digitais.

Por isso, reunimos neste post alguns motivos para você começar a pensar na importância de reduzir desperdício com papel na sua empresa. Boa leitura!

Qual a importância de reduzir o desperdício com papel nas empresas?

São diversos os motivos que tornam a redução do consumo de papel tão importante, não somente para a sua empresa, mas para o mundo. Alguns dos principais estão listados abaixo.

Gera mais eficiência e economia

O tempo que se levaria para a impressão e arquivamento de um documento em papel é muito maior do que se isso fosse feito nos meios eletrônicos. Além do ganho de tempo, essa prática também garante mais economia de recursos.

Garante mais espaço ao ambiente de trabalho

Um dos recursos cujo uso é otimizado ao reduzir o desperdício com papel é o espaço no ambiente de trabalho, que também tem sido desperdiçado para o armazenamento de pilhas e mais pilhas de pastas com papéis. O que, ainda por cima, acumula poeira e propicia a proliferação de insetos.

Incentiva a consciência ambiental entre os colaboradores

Uma cena que não é tão difícil de ser vista nas empresas são colaboradores que imprimem um documento somente para leitura, e depois, o dispensam ou transforam em rascunho.

Ao implementar política para reduzir o desperdício de papel, a consciência ambiental entre os colaboradores será despertada, fazendo com que práticas como essa sejam evitadas.

Assegura mais segurança da informação

Um documento armazenado em nuvem está muito mais seguro do que um impresso. Basta imaginar o caso de uma enchente ou de um incêndio. Em casos assim, dificilmente uma informação que só existia em papel, consegue ser recuperada, ao contrário do que acontece nos meios digitais.

De que maneira é possível reduzir o desperdício com papel nas empresas?

A aplicação de políticas para impressão reduzem em até 30% os impressos nas empresas. Um bom exemplo do que pode ser feito é o uso de um software de gerenciamento de impressões que permita a gestão do uso das impressoras.

Desse modo, é possível monitorar até mesmo o número de páginas impressas por colaborador, ou ainda, exigir que ele se identifique para que seja possível usar o equipamento.

Outra forma de garantir a redução do desperdício de papel é configurando as impressoras para impressão frente e verso. Desse modo, consumo de papel pode cair em até 50%.

A conscientização da equipe quanto à necessidade de reduzir o desperdício, além da adoção de processos que permitam isso, é o melhor caminho para que esse objetivo seja alcançado. O que, além de todos os benefícios que já foram citados, ainda garantirá uma boa imagem para empresa em relação às práticas que promovem a sustentabilidade ambiental.

Então, para começar agora mesmo a reduzir desperdício com papel na sua empresa, saiba como economizar com impressões!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-