Você sabe o que é a impressão móvel ? Conheça as vantagens da liberação segura!

4 minutos para ler

A impressão móvel é um modo de impressão que permite a transmissão de documentos para a impressora, tanto a partir de dispositivos móveis, como a partir do envio de e-mails. Mesmo quando são usados equipamentos compartilhados, por meio da liberação segura, é possível manter o sigilo do conteúdo do material impresso.

No caso de dispositivos móveis presentes no mesmo ambiente que o equipamento, pode-se conectá-los à impressora através da rede. Já no caso das impressões à distância, um endereço de e-mail é configurado para a impressora. Ao receber o documento via correio eletrônico, ela o inclui na fila de impressões.

Além do benefício óbvio da mobilidade, o recurso de impressão móvel traz outras vantagens quando aliado ao sistema de liberação segura. Quer entender melhor como tudo isso funciona? Continue a leitura e confira!

Como funciona a impressão móvel em conjunto com a liberação segura?

Manter a confidencialidade de documentos impressos em um ambiente onde se utilizam impressoras compartilhadas pode se tornar um problema sem os recursos de segurança necessários. No caso da impressão móvel, esse cenário é potencializado.

Ao enviar um documento confidencial à distância, quando não há liberação segura, se o “dono da impressão” não estiver presente para pegar o material quando acabar de ser impresso, esses documentos poderão cair em mãos erradas e promover o vazamento de informações da empresa.

Por meio da liberação segura de impressões é possível autenticar o responsável pela impressão no momento em que ela for retirada no equipamento. Essa validação pode ser feita por meio de PIN de segurança, nome de usuário e senha, RFID ou através da impressão digital.

Existe ainda um outro cenário menos grave, mas também preocupante. Imagine que a sua impressora receba impressões por e-mail e que o endereço dela caia em uma lista de spam. Sem um sistema de autenticação, você terá prejuízos na certa.

Nesse caso, é possível cadastrar no equipamento os endereços de e-mail autorizados a enviar impressões. Assim, tem-se controle sobre quem está utilizando o recurso.

Quais as vantagens da liberação segura na impressão móvel?

Otimização de custos e menor impacto ambiental

Sem a impressão indiscriminada dentro da empresa, autorizada a qualquer colaborador e sem controle, as chances de desperdício dos recursos de impressão são gigantescas.

A partir do momento em que se implementa um sistema de impressão móvel com a liberação segura, é possível configurar quais são os colaboradores autorizados a imprimir em cada equipamento da empresa e ter controle, com total rastreabilidade, sobre as impressões realizadas.

Com essas restrições de usuário a tendência é de que não haja desperdícios e, se houve, é possível identificar de onde veio e corrigir o problema. E assim, os seus custos com impressão são otimizados e, consequentemente, um menor impacto ao meio ambiente

Aumento na produtividade, segurança e mobilidade

Quando alguém precisa imprimir um documento confidencial, sem o sistema de impressão móvel e liberação segura — e, portanto, sem a opções de escolha para qual equipamento enviar —, fica condicionado a se deslocar até onde está a impressora a qual tem acesso.

Já em um cenário onde os dois recursos estão presentes, o mesmo colaborador poderá enviar o documento, com a garantia de que só ele terá acesso, disponível em qualquer impressora da corporação.

Calcule quanto tempo da sua equipe esse detalhe no gerenciamento de impressão poderia economizar?

Existem empresas especializadas nesse tipo de solução que serão capazes de avaliar as suas necessidades e desenvolver um projeto mais adequando para atendê-las com mais economia e segurança.

A Premier Brasil oferece esse serviço com alguns diferencias que não são encontrados em nenhuma outra empresa de outsourcing de impressão. Seus profissionais são treinados diretamente pelos fabricantes dos equipamentos e softwares, sua logística é inteligente e o seu SLA é garantido. Além de adotar processos de impressão sustentáveis.

Agora que você já sabe o que é impressão móvel e quais as vantagens de utilizá-la em conjunto com a liberação segura, que tal entender um pouco mais sobre como otimizar o seu fluxo de trabalho? Boa leitura!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-